Bolina regressa a Castelo de Vide para a sua 5ª edição
O festival internacional de palhaças acontece de 11 a 17 de setembro, em vários locais da vila alentejana e conta com uma programação diversificada de espetáculos, laboratórios e oficinas de renomadas artistas, bem como clown social e comunitário.
Na sua 5ª edição o festival acolhe mais de 20 artistas, tanto nacionais como estrangeiras, entre as quais se destacam: Nola Rae, uma artista mundialmente reconhecida pela sua maestria na arte da mímica e uma das “performers” mais originais do teatro britânico, na comemoração do centésimo aniversário do seu mestre Marcel Marceau, e Lily Curcio, palhaça, atriz, titeriteira, antropóloga etnopsiquiatra e diretora teatral argentina com quase 30 anos de atividade e pesquisa no Brasil.
Os espetáculos que decorrem de 11 a 17 de setembro acontecem em diferentes espaços da encantadora vila alentejana e prometem cativar o público de todas as idades. Além da vertente dos espetáculos, o Bolina apresenta ainda uma variedade de oficinas e laboratórios de formação com renomadas artistas, nos quais se podem inscrever profissionais e a comunidade em geral para aprimorar as suas habilidades artísticas e explorar novas formas de expressão.
Por último, o festival conta, como sempre, com uma grande aposta na vertente social e humanitária, com o clown social e comunitário levando a alegria e o riso a pessoas que de outra forma não contactariam com o festival. “Lançamos para este programa muitos desafios artísticos às profissionais que vão estar connosco e todas disseram que sim, sem hesitar!“, afirma a diretora do Bolina, Maria Simões “Sou verdadeiramente apaixonada por esta expansão de amor e humor que é o Bolina“. As profissionais palhaças visitam pessoas internadas no hospital, pessoas idosas em lares, ou nos seus domicílios isolados, desfilam pelas ruas, praças, mercado e comércio local.
A 5ª edição do festival, organizado por Maria D’Alegria conta com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Vide, Direção Regional da Cultura do Alentejo, programa Iberescena e Câmara Municipal de Ponte de Sor.